Em construção
O EIEM 2024 tem como propósito principal refletir sobre a investigação em educação matemática, de modo particular sob o tema Matemática para todos no século XXI.
Tratando-se de um espaço de partilha de conhecimentos e um contexto privilegiado de aprendizagens, pretende-se apresentar e discutir a investigação que tem vindo a ser desenvolvida neste domínio, quer a nível nacional quer internacional.
Os grupos de discussão do EIEM 2024 vão organizar-se a partir dos focos das propostas aceites.
1. O professor e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadoras: Margarida Rodrigues e Vanda Santos
2. A formação de professores e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadora: Elvira Santos
3. A aprendizagem de uma matemática para todos no século XXI
Dinamizadores: António Domingos e Neusa Branco
4. A inclusão e a diversidade na promoção de uma matemática para todos no século XXI
Dinamizadores: Ana Santiago e Alexandra Rodrigues
5. O conhecimento do professor e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadoras: Helena Rocha e Zaira Ortiz-Lazo
PROGRAMA
Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 | 16:30 – 18:30
GD2 A formação de professores e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadora: Elvira Santos
C – CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NO 1.º CICLO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA
Guilherme Henrique Gomes da Silva & João Pedro da Ponte
P – ACTITUD HACIA LAS MATEMÁTICAS EN EL ALUMNADO DE PRIMER CURSO DEL GRADO EN EDUCACIÓN PRIMARIA
Izaskun Baro & Iera Arrieta
P – ENTRE O PREVISTO E O REAL: INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL E EM PORTUGAL
Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira, Manuel Baptista Palhares & Maria Raquel Miotto Morelatti
GD3 A aprendizagem de uma matemática para todos no século XXI
Dinamizadores: António Domingos e Neusa Branco
C – TAREAS DE PATRONES UTILIZADAS EM PLANIFICACIONES DE TERCERO DE PRIMARIA
Maria Eugenia Reyes-Escobar & Antonio Moreno Verdejo
C – EVALUACIÓN DE LA EFICIENCIA DE ALGORITMOS CREADOS MEDIANTE TAREAS DESCONECTADAS EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA
Gregorio Arjona-Aranda, Cristina Sánchez-Cruzado, M.ª Teresa Sánchez-Compaña & Antonio Ruano-Cano
C – A ESTRUTURA RETANGULAR E A MEDIÇÃO DA ÁREA DE UMA SUPERFÍCIE
Marta Teixeira, Lurdes Serrazina & João Pedro da Ponte
P – CONFLICTOS COGNITIVOS EN EL CÁLCULO DE PORCENTAJES EN EDUCACIÓN PRIMARIA: UN ESTUDIO DE CASO
Ane Izagirre, Izaskun Baro & Iera Arrieta
GD4 A inclusão e a diversidade na promoção de uma matemática para todos no século XXI
Dinamizadores: Ana Santiago e Alexandra Rodrigues
C – MATEMÁTICA PARA A CIDADANIA NO ENSINO SECUNDÁRIO (C01)
Jaime Carvalho e Silva
C – MATEMÁTICA INCLUSIVA E RELEVANTE: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR
Corália Pimenta, Ana Santiago & Alexandra Rodrigues
P – A APLICAÇÃO DO REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Ricardo Machado Vicente & Louise Lima
P – MATEMÁTICAS E ESCOLA EM TENSÃO: REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS AMERÍNDIAS
Thiago Pedro Pinto
P – O LUGAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA AULA DE MATEMÁTICA
Carla Regina Mariano da Silva & Bianca Silva Braga
P – TRABALHO COLABORATIVO: PROFESSORES TITULARES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Susana Oliveira & Louise Lima
P – A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DA COLABORAÇÃO: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS DE GRUPOS PORTUGUESES
Danielle Abreu Silva, Klinger Teodoro Ciríaco & João Pedro Mendes da Ponte
GD5 O conhecimento do professor e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadoras: Helena Rocha e Zaira Ortiz-Lazo
C – FRONTEIRAS CONVERGENTES: O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS EXATAS COM TECNOLOGIA
Tânia Coelho & Helena Rocha
C – ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO CONTEXTO COLABORATIVO DE UM ESTUDO DE AULA
Gláucia Pinto Rama, João Pedro da Ponte & Marisa Quaresma
C – O PROJETO PEQUENOS MATEMÁTICOS: CONHECIMENTO DIDÁTICO DE DUAS PROFESSORAS DE 1.º CICLO
Sónia Martins
Sábado, 23 de novembro de 2024 | 9:00 – 11:00
GD1 O professor e a matemática para todos no século XXI
C – O ENSINO DE GEOMETRIA NO PRIMÁRIO E A DEMOCRATIZAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: ESTUDO A PARTIR DO LABORATÓRIO DE CURRÍCULOS DO RIO DE JANEIRO
Débora Rodrigues Caputo, Alexandra Sofia Rodrigues & Denise Medina França
C – PREPARAR UMA DISCUSSÃO MATEMÁTICA PARA TODOS: O PERCURSO DE UMA PROFESSORA
Filipa Faria, João Pedro da Ponte, Margarida Rodrigues & Marisa Quaresma
C – O PAPEL DO FACILITADOR NA CONDUÇÃO DO ESTUDO DE AULA
Arminda Pereira, João Pedro da Ponte & Marisa Quaresma
P – PERCEÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM STE(A)M
Patrícia Teixeira, Helena Rocha & Cristina Martins
P – AS TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS SUAS VANTAGENS E DESAFIOS
Virgílio César Chivinda & Vanda Santos
P – USO ADECUADO DE LA CONTEXTUALIZACIÓN PARA DESARROLLAR EL PENSAMIENTO COMPUTACIONAL EN MATEMÁTICAS DE EDUCACIÓN PRIMARIA
Gregorio Arjona-Aranda, Cristina Sánchez-Cruzado & Teresa Sánchez-Compaña
P – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM PRÁTICAS LETIVAS DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
Edivaldo Lubavem Pereira, Regina Célia Grando & Hélia Oliveira
P – AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: COMO OS REFERENCIAIS DE AVALIAÇÃO SE ESTÃO A REFLETIR NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Francisco Silva & Rosa Ferreira
GD2 A formação de professores e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadora: Elvira Santos
C – VALORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE POTENCIAIS PROFESSORES À ENTRADA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA
Lurdes Serrazina, Joana Castro, Elvira Santos, Ana Isabel Silvestre, Hélia Jacinto, Susana Carreira, Rosa Tomás Ferreira, Cristina Martins, Nélia Amado & Manuel Vara Pires
C – DAS TAREFAS TRADICIONAIS ÀS TAREFAS MATEMÁTICAS CRIATIVAS
Adriana Santos Sousa, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão & Maria Teresa Fernández Blanco
GD3 A aprendizagem de uma matemática para todos no século XXI
Dinamizadores: António Domingos e Neusa Branco
C – AS DIFICULDADES SENTIDAS PELOS ALUNOS NO DECORRER DE UMA GALLERY WALK
Andreia Rodrigues & Maria Helena Martinho
C – CORREIO MATEMÁTICO: FEEDBACK E A PARTILHA DE CARTAS COMO PROMOTORES DA COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA ESCRITA
Ana Sofia Gonçalves & Louise Lima
P – PROPOSIÇÃO DE UM MAPEAMENTO SOBRE APRENDIZAGEM DO CAMPO ARITMÉTICO E METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO EM TESES ESPANHOLAS
José Wrigell, Klinger Teodoro Ciríaco & Ana Caballero-Carrasco
P – O PAPEL DA ROBÓTICA NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO BÁSICO
Catarina Vasconcelos Gonçalves & Ana Margarida Carvalho
P – TAREFAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA EM PORTUGAL
Fábio Correia de Rezende & Hélia Jacinto
GD5 O conhecimento do professor e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadoras: Helena Rocha e Zaira Ortiz-Lazo
C – UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO MOBILIZADO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DE FRAÇÃO E NÚMERO RACIONAL
Frederico da Silva Reis, António Guerreiro & Susana Fernandes
P – DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DA FÁTIMA SOBRE O QUE É O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E COMO ENSINÁ-LO: UM ESTUDO DE CASO
Ana Lúcia Miguens, João Pedro da Ponte & Marisa Quaresma
C – TAREAS PARA LA CONSTRUCCIÓN DE CONOCIMIENTO DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS: UN ANÁLISIS BIBLIOMÉTRICO
Rocío Plazas Naranjo, Nuria Climent Rodríguez & Luis Carlos Contreras González
P – MODELO GLOBAL DO CONHECIMENTO: UMA VERSÃO PRELIMINAR
Helena Rocha