Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
14:30 – 15:00
Sessão de Abertura
14:30 – 15:00
13:45 – 14:30
Receção aos participantes
13:45 – 14:30
16:00 – 16:30
Pausa para café
16:00 – 16:30
15:00 – 16:00
Conferência Plenária
Critical Philosophy of Mathematics
Conferencista: Ole Skovsmose15:00 – 16:00
16:30 – 18:30
Grupos de discussão
GD2 A formação de professores e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadora: Elvira SantosC - CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NO 1.º CICLO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA
Guilherme Henrique Gomes da Silva & João Pedro da Ponte
P - ACTITUD HACIA LAS MATEMÁTICAS EN EL ALUMNADO DE PRIMER CURSO DEL GRADO EN EDUCACIÓN PRIMARIA
Izaskun Baro & Iera Arrieta
P - ENTRE O PREVISTO E O REAL: INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL E EM PORTUGAL
Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira, Manuel Baptista Palhares & Maria Raquel Miotto Morelatti
GD3 A aprendizagem de uma matemática para todos no século XXI
Dinamizadores: António Domingos e Neusa BrancoC - TAREAS DE PATRONES UTILIZADAS EM PLANIFICACIONES DE TERCERO DE PRIMARIA
Maria Eugenia Reyes-Escobar & Antonio Moreno Verdejo
C - EVALUACIÓN DE LA EFICIENCIA DE ALGORITMOS CREADOS MEDIANTE TAREAS DESCONECTADAS EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA
Gregorio Arjona-Aranda, Cristina Sánchez-Cruzado, M.ª Teresa Sánchez-Compaña & Antonio Ruano-Cano
C - A ESTRUTURA RETANGULAR E A MEDIÇÃO DA ÁREA DE UMA SUPERFÍCIE
Marta Teixeira, Lurdes Serrazina & João Pedro da Ponte
P - CONFLICTOS COGNITIVOS EN EL CÁLCULO DE PORCENTAJES EN EDUCACIÓN PRIMARIA: UN ESTUDIO DE CASO
Ane Izagirre, Izaskun Baro & Iera Arrieta
GD4 A inclusão e a diversidade na promoção de uma matemática para todos no século XXI
Dinamizadores: Ana Santiago e Alexandra RodriguesC - MATEMÁTICA PARA A CIDADANIA NO ENSINO SECUNDÁRIO (C01)
Jaime Carvalho e Silva
C - MATEMÁTICA INCLUSIVA E RELEVANTE: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR
Corália Pimenta, Ana Santiago & Alexandra Rodrigues
P - A APLICAÇÃO DO REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Ricardo Machado Vicente & Louise Lima
P - MATEMÁTICAS E ESCOLA EM TENSÃO: REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS AMERÍNDIAS
Thiago Pedro Pinto
P - O LUGAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA AULA DE MATEMÁTICA
Carla Regina Mariano da Silva & Bianca Silva Braga
P - TRABALHO COLABORATIVO: PROFESSORES TITULARES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Susana Oliveira & Louise Lima
P - A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DA COLABORAÇÃO: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS DE GRUPOS PORTUGUESES
Danielle Abreu Silva, Klinger Teodoro Ciríaco & João Pedro Mendes da Ponte
GD5 O conhecimento do professor e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadoras: Helena Rocha e Zaira Ortiz-LazoC - FRONTEIRAS CONVERGENTES: O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS EXATAS COM TECNOLOGIA
Tânia Coelho & Helena Rocha
C - ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO CONTEXTO COLABORATIVO DE UM ESTUDO DE AULA
Gláucia Pinto Rama, João Pedro da Ponte & Marisa Quaresma
C - O PROJETO PEQUENOS MATEMÁTICOS: CONHECIMENTO DIDÁTICO DE DUAS PROFESSORAS DE 1.º CICLO
Sónia Martins
16:30 – 18:30
19:00 - 20:00
Assembleia Geral da SPIEM
19:00 - 20:00
20:15
Jantar do EIEM
20:15
Sábado, 23 de novembro de 2024
9:00 – 11:00
Grupos de discussão
GD1 O professor e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadoras: Margarida Rodrigues e Vanda SantosC - O ENSINO DE GEOMETRIA NO PRIMÁRIO E A DEMOCRATIZAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: ESTUDO A PARTIR DO LABORATÓRIO DE CURRÍCULOS DO RIO DE JANEIRO
Débora Rodrigues Caputo, Alexandra Sofia Rodrigues & Denise Medina França
C - PREPARAR UMA DISCUSSÃO MATEMÁTICA PARA TODOS: O PERCURSO DE UMA PROFESSORA
Filipa Faria, João Pedro da Ponte, Margarida Rodrigues & Marisa Quaresma
C - O PAPEL DO FACILITADOR NA CONDUÇÃO DO ESTUDO DE AULA
Arminda Pereira, João Pedro da Ponte & Marisa Quaresma
P - PERCEÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM STE(A)M
Patrícia Teixeira, Helena Rocha & Cristina Martins
P - AS TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS SUAS VANTAGENS E DESAFIOS
Virgílio César Chivinda & Vanda Santos
P - USO ADECUADO DE LA CONTEXTUALIZACIÓN PARA DESARROLLAR EL PENSAMIENTO COMPUTACIONAL EN MATEMÁTICAS DE EDUCACIÓN PRIMARIA
Gregorio Arjona-Aranda, Cristina Sánchez-Cruzado & Teresa Sánchez-Compaña
P - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM PRÁTICAS LETIVAS DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
Edivaldo Lubavem Pereira, Regina Célia Grando & Hélia Oliveira
P - AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: COMO OS REFERENCIAIS DE AVALIAÇÃO SE ESTÃO A REFLETIR NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Francisco Silva & Rosa Ferreira
GD2 A formação de professores e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadora: Elvira SantosC - VALORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE POTENCIAIS PROFESSORES À ENTRADA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA
Lurdes Serrazina, Joana Castro, Elvira Santos, Ana Isabel Silvestre, Hélia Jacinto, Susana Carreira, Rosa Tomás Ferreira, Cristina Martins, Nélia Amado & Manuel Vara Pires
C - DAS TAREFAS TRADICIONAIS ÀS TAREFAS MATEMÁTICAS CRIATIVAS
Adriana Santos Sousa, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão & Maria Teresa Fernández Blanco
GD3 A aprendizagem de uma matemática para todos no século XXI
Dinamizadores: António Domingos e Neusa BrancoC - AS DIFICULDADES SENTIDAS PELOS ALUNOS NO DECORRER DE UMA GALLERY WALK
Andreia Rodrigues & Maria Helena Martinho
C - CORREIO MATEMÁTICO: FEEDBACK E A PARTILHA DE CARTAS COMO PROMOTORES DA COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA ESCRITA
Ana Sofia Gonçalves & Louise Lima
P - PROPOSIÇÃO DE UM MAPEAMENTO SOBRE APRENDIZAGEM DO CAMPO ARITMÉTICO E METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO EM TESES ESPANHOLAS
José Wrigell, Klinger Teodoro Ciríaco & Ana Caballero-Carrasco
P - O PAPEL DA ROBÓTICA NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO BÁSICO
Catarina Vasconcelos Gonçalves & Ana Margarida Carvalho
P - TAREFAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA EM PORTUGAL
Fábio Correia de Rezende & Hélia Jacinto
GD5 O conhecimento do professor e a matemática para todos no século XXI
Dinamizadoras: Helena Rocha e Zaira Ortiz-LazoC - UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO MOBILIZADO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DE FRAÇÃO E NÚMERO RACIONAL
Frederico da Silva Reis, António Guerreiro & Susana Fernandes
P - DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DA FÁTIMA SOBRE O QUE É O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E COMO ENSINÁ-LO: UM ESTUDO DE CASO
Ana Lúcia Miguens, João Pedro da Ponte & Marisa Quaresma
C - TAREAS PARA LA CONSTRUCCIÓN DE CONOCIMIENTO DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS: UN ANÁLISIS BIBLIOMÉTRICO
Rocío Plazas Naranjo, Nuria Climent Rodríguez & Luis Carlos Contreras González
P - MODELO GLOBAL DO CONHECIMENTO: UMA VERSÃO PRELIMINAR
Helena Rocha
9:00 – 11:00
11:00 – 11:30
Pausa para café
11:00 – 11:30
11:30 – 12:30
Conferência
Percursos de investigação em torno de uma matemática para todos
Conferencista: José Manuel Matos11:30 – 12:30
12:30 – 14:00
Almoço
12:30 – 14:00
14:00 – 16:00
Painel plenário
Inclusão e democratização no ensino
Participantes: Ariana Cosme; Jose Maria Marban Prieto; Sónia Dias; Susana Carreira. Moderação: João Pedro da Ponte.14:00 – 16:00
16:00 –16:30
Homenagem a Leonor Santos
16:00 –16:30
16:30 - 17:00
Encerramento (com merenda)
16:30 - 17:00